terça-feira, 12 de julho de 2011

Porto rompeu com a Fitch em 2010

O presidente da Câmara do Porto explicou segunda-feira, à noite, na Assembleia Municipal, que o cancelamento do contrato da autarquia com a agência de notação financeira Fitch estava consumado desde junho de 2010.
“Não mudei assim tão de repente de opinião”, disse Rui Rio, quando confrontado pela CDU sobre as suas alegadas alterações de posição a respeito das agências de notação financeira, em geral, e do fim do contrato da autarquia com a Fitch, em particular.
Rio revelou ainda que o contrato com a agência custava à Câmara cerca de 20 mil euros. “Mas quando tentaram renovar já faziam um desconto”, acrescentou, em tom irónico.
Para Rui Rio, as agências de ‘rating’ estão a enveredar por análises “mais ou menos a olho, no interesse dos que no mercado compram e vendem dívida pública”, alterando frequentemente perspetivas de longo prazo, sem razões objetivas para o fazerem.
Referindo-se às medidas impostas a Portugal pela troica, o autarca do Porto manifestou concordância genérica com “praticamente todas”.
“O que discordo é que se procure tratar igual o que é diferente”, observou.

Sem comentários: