quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pensamento alemão

"Portugueses e gregos vivem à custa dos alemães". A frase é de Hans-Werner Sinn, presidente do instituto Ifo,  o maior instituto económico da Alemanha, com sede em Munique, em declarações ao jornal Bild, lido por 12 milhões de pessoas na Alemanha. 
A maioria dos alemães entende que ajudar os países em risco de colapso devido à crise da divida é deitar dinheiro ao lixo.
Ulrike Guerot, membro do Conselho Europeu, diz que "os alemães estão a ficar sem paciência e as suas relações com a Europa já entraram numa era pós-romântica".
É que a maioria dos cidadãos alemães considera que Berlim nunca deveria ter esbanjado o dinheiro dos contribuintes em países que não cumpriram as regras orçamentais da União Europeia.
Segundo uma recente sondagem, citada pela Reuters, o número de alemães que acredita no sucesso da moeda única europeia tem vindo a diminuir. É que se em 2008 - antes da crise de dívida - 50% dos alemães tinham pouca confiança no euro, actualmente, o número ronda os três quartos.
De acordo com os mesmos dados, dois terços dos alemães opõem-se a ajudar a Grécia ou consideram que não valerá mesmo a pena.
O economista Hans-Werner Sinn, presidente do instituto Ifo, que compila os indicadores económicos mais importantes da Alemanha, deixou o alerta no jornal Bild: "a ajuda à Grécia e a Portugal está muito acima das possibilidades dos alemães (...) e os reformados vão ser as primeiras vítimas destes resgates", sublinhou.
O mesmo responsável acrescentou uma declaração não menos polémica: "os portugueses e os gregos vivem à custa dos alemães".
O jornal alemão, que é lido por 12 milhões de pessoas, sobe o tom das criticas para escrever manchetes como "nós pagamos e ainda somos insultados", depois de em Atenas, os manifestantes utilizarem bandeiras nazis para protestar contra os condicionamentos rígidos de Merkel à ajuda à Grécia.
O ministro dos Negócios estrangeiros da Alemanha, Werner Hoyer, adianta que perante as actuais circunstâncias, "já há muitas pessoas a considerar positivo voltar ao velho marco".  

2 comentários:

renato gomes pereira disse...

"Deutchland Übber Alles" "arbeit macht frei"... tods nós conhecemos essas filosofias neo liberais ou sociais democratas... que levaram ao nazismo e ao conflito que deu origem ás duas guerras...é que para a Alemamnha enriquecer . quem que ter clientes...mas parece que ela quer matar os clientes...

terramar e ar disse...

Tás a ver no que dá acreditar nos laranja...