quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lufada de Democracia e Liberdade

No dia 25 de Junho de 2010 assisti à 2ª Sessão de 2010 da assembleia de freguesia, e, comparando-a com as assembleias do quadriénio 2005-2009, nas quais participei como deputado, constatei uma melhoria qualitativa substancial na forma como a assembleia interpreta a aplicação do regimento, para começar, agora, todos os deputados podem apresentar propostas, sem verem esse direito sonegado através de argumentação sui generis como anteriormente.
No referido quadriénio, para se apresentar uma simples proposta de recomendação para votação, foi preciso esperar por quatro sessões da assembleia, sendo que à quarta foi votada, devido a igual número de insistências, porque doutra forma jamais teria visto a luz do dia.
No mesmo período, em 2007, foi solicitada uma sessão extraordinária por um grupo de deputados, de acordo com o preceituado no regimento e legislação em vigor, para esclarecimento de assuntos considerados importantes, tendo sido recusada à primeira, em 2007, à segunda em 2008 e só, finalmente, à terceira tentativa, em 2009, foi concedida a famigerada sessão extraordinária.
Esteve bem o Dr. Renato Pereira quando, a determinada altura da sua intervenção, se referiu à "lufada de democracia e liberdade, e que não é o uso de palavras caras que dá solenidade ao local...".

1 comentário:

renato pereira disse...

Lino:

arranja uma ligação no teu blog para o seguinte:

http://www.facebook.com/home.php?#!/group.php?gid=330645233642&ref=ts


é interessante e construtivo...