terça-feira, 11 de maio de 2010

O tribunal dos pobres

O programa da SIC, Nós por Cá, da jornalista Conceição Lino, tem feito mais pela difusão e defesa dos direitos dos cidadãos do que muitas instituições do Estado criadas e pagas para esse efeito.
Pois bem, a SIC, sem exigir um tostão, tem resolvido com eficiência, muitos dos problemas que os cidadãos enfrentam no seu dia-a-dia, dado que, com a lassidão que caracteriza as nossas instituições, muitas das questões resolvidas no programa jamais o seriam.
É com agrado que vejo a referida estação televisiva a fazer serviço público a sério, demonstrando claramente que o conceito de serviço público não está, nem deve estar, exclusivamente nas empresas do estado, conquanto estas o invoque para reivindicar compensações.
Os cidadãos têm tido neste programa televisivo um importante aliado para fazer valer os seus legítimos direitos, dando uma contribuição importante para que a nossa sociedade seja um pouco mais justa.
O recurso ao Sistema Judicial é, como sabemos, uma ilusão, não funciona, só para as calendas gregas é que as questões poderão ser resolvidas, além dos custos injustificadamente exorbitantes.
Temos visto algumas pessoas conhecidas da praça pública, da área da justiça, a falar na comunicação social sobre o iníquo Sistema de Justiça, mas, o que realmente lhes interessa, é a manutenção dos seus privilégios individuais e corporativos, continuando os destinatários da justiça, que somos todos nós, infelizmente sem voz. 

1 comentário:

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Pois...pois...LINO...
Tens ouvido nesse probraga o nosso bastonário dos advogados...o Dr Marinho e Pinto...
Não é a Justiça que não funciona...ela não funciona porque existem outros actores que não os operadores judiciários que a emperram...Um deles são os sindicatos...Algumas leis existem por imposição sindical...E quemfaz as leis não são os advogados nem os juizes, nem os funcionários judiciais, mas antes os municipios, as autarquias,o governo e a assembleia da republica cujos membros são eleitos maioritáriamente por vontade do povo...Se as leis aplicadas não funcionam..não culpes ajustiça...Muitas leis e normativos de construção e arrendamento foram elaboradas por tecnicos que são engenheiros...E vê no que deu...Muita legislação do simplex/compliquex foi elaborada por funcionários publicos e vê no que deu...
A legislação penal foi elaborada à revelia dos magistrados
e demais operadores judiciários e vê no que está a dar...
Não critiquem ajustiça, critiquem é quem faz as leis...pois eals estão sendo aplicadas zelosamente pelo aparelho judiciário..se as leis são péssimas a culpa é de quem as faz...Todos nós pagamos pelos nossos erros só quem manda leis cá para fora é que não é responsabilizado...pois não faz leis para se auto responsabilizar...