quarta-feira, 5 de maio de 2010

Queima das Fitas


Por volta das 18 horas de terça-feira do dia 4 de Maio, na demanda em direcção a casa, encontrei um amigo na estação do Metro de General Torres. Cumprimentamo-nos e fizemos o percurso juntos, em direcção à estação da Trindade, quando antes, na estação dos Aliados, me desafiou a sair para ver o Cortejo da Queima das Fitas na Praça dos Aliados. Acedi, com alguma resistência, ao repto, ficando desta forma à mercê da auto-evocação dum passado de boas memórias, até porque, desde a participação na Queima do meu 5º ano, nunca mais assisti a este acontecimento académico anual.
A encabeçar o cortejo estavam os inevitáveis veteranos - estudantes sem pressa em acabar o curso -, onde se incluía um antigo colega de curso, Américo Martins, que já no meu tempo era o Dux Veteranorum, seguidos da malta do Orfeão Universitário do Porto e das diversas faculdades, com os seus carros e estudantes adereçados com as cores dos múltiplos cursos que coloriram a cidade do Porto.
Após a passagem dos 4 primeiros carros, apercebi-me de que a tradição já não é o que era e, enquanto percorria mentalmente algumas imagens da Queima do meu tempo de estudante, achei-me a caminhar em direcção à estação do Metro para o regresso a casa.
Passei bons e maus momentos enquanto estudante da academia, onde houve noitadas de estudo e de borgas, mas também de muita ansiedade no devir, um período extremamente enriquecedor e ímpar das nossas vidas que deve ser bem aproveitado.

Foto com colegas de curso: na primeira fila de laço, camisa branca, cartola, bengala e uma cerveja de lata na mão esquerda - que mais havia de querer?

2 comentários:

Luis Barros (Fafe) lbarros77@gmail.com disse...

um grande abraço colega
prazer em te rever passados tantos anos
FAFE

adelino braga disse...

Que agradável surpresa, Luís!
Passados estes anos todos a internet faz destas coisas, aproximar colegas de curso.
Costumo ir a Felgueiras, embora mais ao fim de semana. Um dia destes havemos de nos encontrar para conversarmos e relembrarmos dos bons tempos da FEUP, Latino, etc, etc.
Um grande abraço.