terça-feira, 2 de junho de 2009

Pitões das Júnias


Inspirados na beleza humana e paisagística de Pitões das Júnias, um escritor português, Aurelino Costa, e um pintor galego, Anxo Pastor, uniram as suas artes para dar à luz um livro de poesia ilustrado sobre aquela que é considerada uma das freguesias mais turísticas do concelho de Montalegre. A obra, intitulada precisamente "Pitões das Júnias", já foi editada em Dezembro do ano passado, mas a sua apresentação só aconteceu no passado sábado, primeiro, nas casa do povo da freguesia de Pitões e, depois, em Mourilhe, no Hotel Rural do conhecido padre Fontes.
O autor dos pequenos versos que compõem o livro de 40 páginas é Aurelino Costa, um advogado natural da Póvoa do Varzim, que se dedica também à escrita poética e à declamação de versos, acompanhada por músicos. As imagens que completam os seus poemas, são do pintor Anxo Pastor, director da galeria de arte "Arcana" em Vilagarcía de Arousa, na Galiza, e coordenador de uma pagina literária que mensalmente é publicada no jornal "Faro de Vigo".
No discurso de apresentação da obra, Aurelino Costa explicou que o livro reflecte a visão de um "turista que, mais do que tirar umas fotografias para depois chegar a Lisboa e dizer que aquela terra é muito bonita, procurou o interior do povo (de Pitões)". Anxo Pastor revelou, por sua vez, que se trata de um livro "aberto à reflexão" e "carregado de sugestões singelas e humildes, típicas do mundo rural", que pretende ser "um contraponto ao fenómeno da globalização".
O livro tem a chancela da editora "Fluviais" e da galeria de arte "Arcana".

Diário de Trás-Os-Montes, 28 Janeiro de 2003

6 comentários:

renato gomes pereira disse...

Nõa li ainda esse livro...

Renato disse...

então Lino...
..ainda continuas deférias em pitões das junias?

vai ao meu blog
http://argivai-online.blogspot.com

sabes por acaso porque é que a Junta de Freguesia mudou o seu blog? O anterior parecia melhor concebido...será que era por se confundir muito com outras coisas?

adelino braga disse...

Bom dia amigo Renato,
Não era nada mau fazer umas férias em Pitões das Júnias, mas outros interesses se levantam, nomeadamente o trabalho...
Tenho ido regularmente ao teu blogue argivai-online e gosto dele. Continua porque precisamos da tua intervenção.
De facto também verifiquei que a Junta está a mudar o sítio da Internet e pelo que li é para lhe dar mais funcionalidades, embora o anterior estivesse bastante bom.
Um abraço

terramar e ar disse...

penso que o site da junta regrediu na medida em que se vestiu de negro e colocou aquelas fotos em rodapé...a estrutura da arquitectura está boa...organizada..mas as cores estão mal...penso que os seus autores primam pelo Preto com pano de fundo.. é é um erro em páginas...eu fujo dos fundos em preto...dão um ar necrótico...O branco é o recurso melho quando se não sabe jogar com as cores...

adelino braga disse...

Bom dia amigo Renato,

Concordo contigo, no plano cromático o sítio da Junta regrediu. Acho que quem está a fazê-lo vai chegar a essa conclusão e irá corrigir o ar demasiado cinzento ou necrótico como afirmas.
Até quando se quer pintar uma casa, pelo interior ou pelo exterior, e se está indeciso na cor, se escolher o branco, fica sempre bem.

Anónimo disse...

tá tudo negro....