terça-feira, 26 de maio de 2009

Sr. Manuel Lopes

Num dia destes dei comigo a revisitar mentalmente a minha terra: as pessoas, os edifícios, os campos verdejantes, os lugares, as brincadeiras,... histórias da infância, da juventude e de hoje.
Neste apelo telúrico, a família do Sr. Manuel Lopes fez parte do meu imaginário, retive na memória da minha meninice a sua mãe, Srª Ana Rosa Fernandes, e o seu irmão, Sr. José Lopes, pequenos agricultores de subsistência com casa própria, pessoas ensimesmadas e isoladas do mundo, pacatas e trabalhadoras.
Esta família viveu no Largo do Padrão, no edifício onde hoje é a sede da Junta de Freguesia. As diatribes da rapaziada da faixa etária dos alunos da escola primária fez do Sr. Manuel Lopes, pelo seu aspecto físico, pela sua indumentária humilde e pelo seu modo de ser, lembremo-nos que ele era uma pessoa assocializada sem saber ler e escrever, o alvo preferido da irreverência juvenil, pegávamos com ele, pregávamos partidas, e fugíamos à sua frente com medo que nos apanhasse e nos açoitasse, coisas de Argivai de outros tempos.
Com o desenrolar dos anos o Sr. Manuel Lopes (31 de Dezembro de 1932, - 12 de Novembro de 2006) passou a ser o único elemento vivo da família, a viver sozinho em sua casa com uma modesta reforma, quantas vezes o vi exorcizando a sua solidão fruto da socialização entretanto adquirida, a tomar café, a fumar ou a beber um fino no Salão Social ou no Café Anjo, locais que frequentava regularmente.
Figura típica da terra, tantas vezes zombeteado, este homem que nos tempos da minha meninice me incutia medo, agora sorria e comunicava, num vocabulário pobre mas sempre com respeito, às variadíssimas acções e interpelações, ás vezes jocosas, dos circunstantes. Passou a ser visita praticamente diária dos locais acima referidos, Salão Social e Café Anjo, onde com o seu jeito humilde e a sua voz tonitruante pedia aos circunjacentes para pagarem um fino, outras vezes um cigarro ou um café, sempre com educação, quando, muitas vezes, a paga era a risota e a galhofa.
Este homem merece o nosso profundo respeito e a sua memória deve ser perpetuada como o maior benemérito da nossa terra. Não sabia ler e escrever, concitou a risota insensata e injusta de muitos de nós, mas, apesar disso, deixou-nos um belo edifício, sem o qual não teríamos a actual sede da Junta de Freguesia e nem teríamos a futura Creche, é importante que tenhamos isto muito bem presente - o Sr. Manuel Lopes ofereceu à sua terra tudo o que possuía, o actual edifício da Junta de Freguesia de Argivai e terreno anexo.
O que foi feito para perpetuar a nossa gratidão por este homem? Foi atribuido o seu nome a uma rua (travessa) secundária, confrontante com o Feira Nova, o que é pouco, atendendo ao muito que nos deu; considero uma grande injustiça, porque temos nomes de ruas centrais cujos titulares pouco deram, comparados com a generosidade do Sr. Manuel Lopes. Façamos justiça! Este homem era humilde, analfabeto, descuidado no asseio, usava roupa antiga, mas deu tudo a Argivai.
.
Por mim e por muitos argivaienses:
Muito Obrigado Sr. Manuel Lopes!

19 comentários:

RENATO disse...

O Manuel Francisco Lopes, mais conhecido por "Catulo", era nosso parente afastado por parte da minha avó Delfina...era portanto um "ferreiro"...Uma nota inportante na ancestralidade da freguesia de Argivai, atendendo a que outrora era terra de paragem de muda de cavalos na "verdadeira Estrada de S.Tiago" ( há historiadores que dizem haver vários caminhos para Santiago...) Argivai está no meio da estada de Santiago e para mim o nome Fieis de Deus, não vem de nenhum cemitério antido (antigamente enterrava-se os fieis dentro das igrejas...)mas sim dessa estrada para o Santuário da Galécia -Santiago de Compostela ... E os "ferreiros de argivai" tem aver com essa actividade de colocar ferraduras nos cavalos...e dar o penso - a palha aos cavalos e a agua... Foi assim que argivai se torno primeiro agricola e muito mais tarde operário ...com a construção dos arcos (aqueduto) aqui se montaram os casebres dos pedreiros e carpinteiros necessários na edificação...
O Largo do Padrão, e o Largo do terreiro são dois marcos importantes do Argivai Rural que foi outrora...
Manuel Francisco Lopes foi o último desses homens puros por dentro, mas cuja indumentária o traia na aparência...
Passei muito tempo a falar com ele, foi minha falecida avó que me permitiu e incutiu nele a confiança que podia fazer em mim um jovem "diferente" dos outros da escola que lhe atiravam pedras e chamavam Catulo...mais para o enfurecimento do irmão... No entanto existiu uma história trágica por trás dessa atitude de retraimento...um assassinato de um familiar com uma forquilha à queima roupa e por aquele presenciado...as pedradas faziam reviver -lhe essa crise existêncial... josé Lopes e manuel lopes tinham alguma instrução...O irmão José lia muitas vezes para o Manuel as noticias dos jornais...O José era bem atinado e muit inteligente, mas isolou-se do mundo..e o Manuel era mais popular mas ficou na mesma com o irmão por companhia...O Manuel era um optimo recitador de poesia e cantilenas que sabia na ponta da lingua...
A foto que apresentas e bem é de minha autoria, e devo ter muitas outras, em disquetes e cds...
O que mais me entristeceu foi um dia ver que lhetinhas retirado no coberto junto com a lixeira que amealhou ao longo dos anos, umas toneladas de ferro e outros metais, em máquinas antigas de algum valor histórico, e restos de alfaias, e outras quiquilharias que ele ia recolhendo aqui e ali dos latões do lixo e sei lá deonde mais...Ele andava furioso com o que lhe haviam feito...
..Pudera!!! Devia ter uma grande estimação naquelas tralhas...era o seu espólio...

adelino braga disse...

Boa noite Renato,
Quero agradecer-te a foto, ela diz tudo sobre aquele homem.
"...foi o último desses homens puros por dentro, mas cuja indumentária o traía na aparência...", que bela descrição para o nosso conterrâneo Sr. Manuel Lopes!
Um abraço

arcodatreta disse...

ola amigo lino

tados os nomes dados as nossas ruas foi no passado e segundo eu sei nunca vi ninguem dizer ao antigo presidente que ele estava a fazer tudo mal ... quanto ao nome dado a tal travessa eu estava nessa assembleia de freguesia e vi que da parte da vossa bancada queria dar o nome a uma pessoa viva e que tambem nada dizia a freguesia agora o sr manuel lopes sim deu muita coisa ou tudo que tinha e vosses foram contra agora este teu texto tem pouco a dizer depois da quela atitude que vosses tiveram que da minha naneira de ver foi muito triste da vossa parte e ainda vem que o sr antonio luis teve essa ideia de dizer que a rua podia ter o nome do manuel lopes um vem aja para todos os argivaienses e viva argivai.

universal disse...

arcodatreta..não serás tu o antónio luis? Não me admirava nada...a falta de frontalidade... o uso do biombo (desculpa..) anonimato...!!!São tudo sinais muito próprios...Muito do que sabes hoje vieste aprender aqui...
...
mas ainda bem que vens visitar os teus mestres...mas ainda não os superaste...falta-te a oração de sapiência...entre muitas outras coisas...
...e lembra-te "nem só de tacho vive o homem"

arcodatreta disse...

amigo universal

nao sou o antonio luis mem preciso de me mascara para teclar sou sim uma pessoa muito entersado nas coisa de argivai e tenho estado poucas vezes nas assembleias mas tenho entendido muito bem o que vosses querem.

muito obg.

renato gomes pereira disse...

Quem és tu arcodatreta?
Porque não te podes revelar?
porque te escondes atrás de um biombo?

adelino braga disse...

Ora bem, vamos então clarificar o que se passou na Assembleia de Freguesia do dia 27 de Junho de 2008.
A Junta de Freguesia apresentou para aquela rua os nomes: Estrada Nova, José do Poço e Fábrica.
O Sr. Domingos sugeriu que se pusesse o nome do Sr. Artur.
Eu sugeri o nome Travessa S. Miguel o Anjo.
Após discussão sobre os nomes, chegou-se ao consenso de apresentar à votação os seguintes nomes: Manuel Lopes, Joaquim Santos, Artur e Travessa S. Miguel o Anjo. A votação deu o seguinte resultado: Manuel Lopes , 4 votos; Artur, 3 votos; Joaquim Santos, 1 voto e Travessa S. Miguel o Anjo, 1 voto, que foi o meu.
Amigo, não vejo quem fez figura triste na Assembleia, os deputados votaram de acordo com a sua consciência, podemos não concordar, como foi o meu caso, mas temos que respeitar o voto da maioria.
Relativamente a mim, o amigo foi injusto, porque como pode verificar fui coerente.
Obrigado, amigo, por me ter dado a oportunidade de esclarecer este assunto.
Um abraço.

arcodatreta disse...

ola amigos

e com muito prazer que ando por aqui a teclar na questam de me esconder nao tenho necessedida de me indentificar com o nome proprio porque ja teclo a muitos anos noutros blog. nacionais e de grande expançao de critica e comentario e nunca foi atacado para me identificar porque os bolg, sao assim mesmo podemos falarna primeira pessoa ao com u nik qualquer que se identifique neste caso comigo... quanto a parte da resposta do amigo lino nao foi minha entençao mem nunca sera essa a minha maneira de estar ofender seja quem for nao critiquei a tua actuaçao mas sim do teu colega de bancada porque por aquilo que eu ouvi do executivo nao e intençao deles dar nomes a ruas de pessoas vivas e nao era por o senhor artur ter dado algo há algo a uniao que estava em melhor situaçao de que outras pessoas que ate fizaram algo por argivai é esta a minha interpetaçao do que eu ouvi tenho muita pena deas poucas vezes que posso ir as assembleias de freguesia nao ver mais uniao das pessoas que estam a frente de cada bancada para bem de argivai porque votar contra tudo tambem nao e muito bom para todos nos que depois o executivo tem que tomar algumas vezes atitudes que nos nao gostamos porque a freguesia nao pode estar parada por envirra de alguens... com isto termino o meu comentario e deixo uma ideia aqui no ar se tu achares que os meus comentarios e algumas criticas nao sao uteis e so dizeres que eu deixo de participar por ca... quanto ao amigo renato so tenho uma coisa a dizer em quanto comentar e teclar nos blg nunca vou utilizar o nome em primeira pessoa nao é para estar escondido mas sim por uma questam de principios senao pode acontecer como algum comentarios que foram posto aqui e depois andaram em alguns cafes a ser lidos e a servir de arremeço contra o proprio propriatario do blog e eu nao quero isso acho que nos comentar e livre e nao para serenos depois enchovalhados na praça publica por algumas pessoas e so isso ...muito obg.

renato gomes pereira disse...

quanto ao medo de ser enxovalhado com cópias de blogsfeitas com tinta de impressora paga por todos nós arco da treta..será que não é mais uma incriminação ao nosso amigo que achas que eu critico indevidamente?...Há muito tempo que eu "deixo os cães ladrar..." e aminha caravana passa...temho receio é dos ladrões de caravanas...esses acoitam-se muitas vezes no anonimato...atenção que eu não quero dizer que todos os anónimos são ladrões de caravanas...

agora compara a vida na net (nos blogs) com a vida pública.. achas que se alguém mandasse uma boca em publico e escondece acara para não ser reconhecido isso seria bem interpretado e elogiado?

arcodatreta disse...

amigo ca fico nao sei para onde desparas mem estou para ai virado mas uma coisa e certa tu estas sempre do lado errado e com isto digo tudo olha o teu passado e depois fala dos outro toda a gente me diz o mesmo sobre ti agora o resto tu é que sabes eu nao gosto de criticar pessoas quando nao tenho queixas sobre as mesmas mas tu so gosta de fazer isso ainda hoje esteve no cafe anjo e falei com uma pessoa que até é nossa amiga e me disse que tu fostes sempre assim so a tuas ideias e que estam certas... pensa um pouco e depois critica com onestidade e com rigor de uma pessoa de bem... um abraço ate breve... se passares o tempo sempre na critica as mesmas pessoas nao estou aqui para isso... gosto de coisas com mais rigor.... ate...

Aqueduto disse...

Amigos vamos discutir de forma séria os problemas de Argivai.
Nâo se ataquem porque TODOS FAZEMOS FALTA PARA MUDAR ARGIVAI.

A NOSSA TERRA MERECE MELHOR!
http://www.youtube.com/watch?v=MfCb9EJe9BE&feature=channel_page

terramar e ar disse...

aqueduto e arcodatreta...é ridiculo ser politico ao estilo do you tube...ou de predestinados para o êxito...
No que metoca não tenho peneiras nem complexos de superioridade...Há quem me acuse de andar sempre mal vestido e com a barba grande eo cabelo grande, e nunca usar fato e gravata...Sempre estive nas tintas para as "caganças"..Mas respeito as normas e as indumentárias oficiais, naquilo que seja importante e necessário...
As minhas ideias ninguém as sabe...eu mesmo tenho dificuldade em agarrá-las, passam a uma velocidade estonteante...eh!eh!
Nâo sou eu que quero passar uma imagem de mim como ser superior e eleito...ou a ser eleito...
mas há quem queira de mim fazer um ser inferior...E esses merecem ser denunciados...
Que tenham raiva de mim... do meu modo de ser...poderá ser...Que mando a boca incómoda seja a quem for e porque fôr isso também é verdade...
Que sou injusto? Talvez...
Mas procuro a verdade, ou a sua sombra...e omitir é também mentir...

E não cuspo para o ar.. apesar de ao contrário de muitos estar protegido por óculos...

Ih!iH!
Como sois divertidos !!! Talvez não seja esse o vosso objectivo..mas sois hilariantes...mesmo!!!!

arcodatreta disse...

amigo renato sempre conversei comtigo como tu es e isso nao e mal o que e mal e fazer dos outo parvos... eu nao ando aqui para dizer mal de ti mas sim para dizer algumas verdades que as vezes tu as trocas sempre foi teu amigo e eide ser até ao fim dos meus dias por ca na terra sempre gostei do PS... mas da forma como as coisas foram feitas este ano nunca foi a favor... gosto das coisas feitas sem demagogia e olhos nos olhos nao ditaduras... porque quando nao avia minguem para trabalhar nos eramos bom agora ja a quem tenha alguns caprixos nos ja somos fracos e nao precisao de nós por as vezes nos nao dizemos sim a todo e ai ja nao interessamos e somos posto de parte mas o tempo nos adenos dar a nossa rezao porque prometer tudo no passado e depois se esqueseram que tambem trabalhamos para isso... e so amigo para tu entenderes alguma coisa nao teclo contra ti mas algumas das tuas afirmaçoes as vezes nao sao as mais correctas.... ate breve

IN VERITAS disse...

OK arco da treta...Aceito as tuas criticas...embora não siaba bem onde errei...e sei que não errei naparte que referi do A.Luis e até das que fiz ao Saraiva...
para saber bem qual aminha posição em relação as coidsas mais importantes do momento.. sou contra as IPSS e as associações de pais, porque são organizações particulares de carácter económico-social - por outras palavras -estão ao serviço de alguns e são pagas por todos os outros...quando é função do estado assumir esses encargos sociais...
Por isso difere muito o meu pensamento do da UEA ,e da do PS local...Também fui contra a demolição do salão social porque a estrutura que ali se irá montar pública ou privada não vai mais servir as valências que servia atodos n´so e mesmo que se reimplante no campo de futebol no mesmo modo e género está delocalizado e não mais no centro da freguesia e muito longe de minha casa atendendo aos sentidos proibidos e demais sinalização e acessos que me não permite lá chegar sem sair da freguesia primeiro...

arcodatreta disse...

Amigo renato é com muita pena minha que te digo ainda continuas a pensar mal de um teu amigo a dias foi consultar o meu arquivo de jornais da voz de argivai e reparai lá de uma publicação feita por ti de um artigo do António luís sobre o frei sacra família e outros não sei porque é que tem tanto ódio a esse homem com H grande, uma coisa te digo para mim e não sendo eu da cor dele como também já de disse, esta freguesia de argivai lhe deve muito pelo seu trabalho dedicação e empenho se alguma coisa de bom se tem realizado em argivai se deve a ele também. Quanto há questão da udca nunca eu ouvi ele dizer mal do Rogério nem de Renato nem de outras pessoas que por lá passaram, mas sei que ele sempre que podia ajudar estava sempre disposto para isso sei também que numa altura difícil da vida dele também trabalhou para a udca e realizou um bom trabalho. Vamos deixar de criticar seja quem for e ajudar a construir uma freguesia muito melhor e ele faz falta para trabalhar por argivai, não é como dizem para ai que o actual n.º 2 do PS e que foi bom isso e mentira so chegou lá por ele ter estado doente mas ele chegou por mérito próprio porque foi sempre a eleições com o senhor Adolfo e ganharam viva que trabalha em prol desta freguesia e ainda a dias consultei a pagina da junta de freguesia e sobe que todo aquele trabalho e dele feito gratuitamente a freguesia um bem aja por pessoas assim.

Renato disse...

arcodatreta anónimo... as palavras são tuas...não são minhas...

"não sei porque é que tem tanto ódio a esse homem com H grande, uma coisa te digo para mim "

eu não odeio ninguém...
ódio é palavra que não existe no meu vocabulário psicológico...Porque ódio é tb cobardia...e isso eu não sou...

mantenho as criticas que fiz e continuarei afazer ao A.luis..

mas atenção as minha criticas enão as que tu sugeres...Há uma grande diferença entre aquilo que eu digo e o que tu insinuas que eu diga...
Resumindo:A. Luis não se portou bem como figura pública...e olha que há mais gente incluindo ex-colegas da sua côr partidária e não só...
...TU arco d atreta sabes mais que a "lúcia" e isso o sugeres na parte final da tua anterir intervenção...
deixa de te armar em "viuva virgem" também...

Epilogo: é preciso destroar o PSD do poleiro de Argivai...
essa é a luta imediata da Verdadeira Oposição em Argivai...

essa parece ser a luta comum quer do PS -argivai, quer da UEA ...

IN VERITAS disse...

quanto ao artigo que referes ser do antónio luis, isso também não é a pura verdade..e só se falaste com ele e ele te disse isso ou então arco datreta és tu o própri A.luis e te arvoras em outra pessoa...Esse trabalho foi um trabalho colectivo...As fotos são minhas e a maioria do texto é de minha autoria e também do josé macedo..mas o a.machado ferreira (e é esse o nome que figura como colaborador...)trouxe um texto dactilografado donde se retirou algumas informações relevantes, mas esse texto não era dele mas de autor desconhecido...por isso como director do jornal epara não ser acusado de plágio tive o cuidado de o usar como fonte e não como cópia...

arcodatreta disse...

ola renato ja te tinha dito que nao sou o antonio luis e nao preciso de me esconder em ninguem, mas tambem nao sou burro ok... sou sim um cidadao atento a tudo desta freguesia... espero um dia falar contigo e tu teres uma ideiia diferente da que tem hoje porque eu a quatro anos atras tambem tibnha outra ideia dele mas hoje sei muito bem do que a pessoa e capaz de fazer por esta freguesia e eu foi enganado por um colega da minha cor politica que iria para trabalhar por argivai muito melhor e nao o fez por isso a minha magoa e so somos precisos quando nao há mais ninguem ok.... eu sei que tu entendes a ti tambem te fizeram o mesmo.. um abraço amigo

renato gomes pereira disse...

arco da treta pelo que entendo és um preterido do ps local...
Mas olha que eu não sou preterido do PSlocal...Eu não aceito quetões fundamentais que o ps local tem aceitado...e se há quatro anos eras Ps sabes bem quais...E elas nunca foram secretas..estão publicadas, quer em jornais quer nos meus blogs...
Por isso não me compares contigo!!!
Sou militante do PS..tenho o propósito de o continuar a ser no futuro, concorde ou não com as listas que se vierem a propor nas próximas eleições quer para a assembleia da república quer para as autarquias...mas duma coisa os camaradas podem esperar sempre vou dizer sempre o que penso e fazer ascriticas que achar pertinentes, mesmo que me considerem impertinente (para eles..eh!eh!)...
Nunca fui,nem sou um Yes man!!!
E acho que apenas sou respeitado por ser assim!!!Coerente comigo próprio!!!
A parábola da laranja cabe aqui perfeitamente... numa laranjeira está uma laranja - se tivesse consciência a laranja sabia que existia...passa o 1º homem e olha para a laranjeira e como esta está cobertapor folhas atendendo ao ângulo por onde espreita, não a vê...passa o 2º homem e vê a laranja...
Encontram-se mais adiante e falam da laranjeira e teimam entre si que não existe nenhuma laranja, e que existe pelo menosum laranja...
Um 3º homem, que escuta a teima/discussão vai à laranjeira e colhe a laranja e vem a dirigir-se para o grupo par assim acabar a discussão
Entretanto, o 1º e o 2º homem concordam em regressar à laranjeira para confirmar quem tem razão...
O 2º homem face á ausencia de qualquer laranja nalaranjeira rende-se à evidência de que na laranjeira não existe laranja nenhuma e dá razão ao seu adversário...
Encontram-se de seguida com o 3ºhomem, que lhes mostra a laranja colhida entretanto do laranjal e nem o 1º, nem o 2º homem, acreditam que aquela laranja que ele tem na mão tenha sido entretanto colhida daquela laranjeira...

moral da história:
quem diz a verdade passa muitas vezes por mentiroso...