sábado, 9 de maio de 2009

Círculo vicioso

Hoje, numa magnífica tarde soalheira de Maio, fui ao campo de futebol, onde a UDCA desenvolve as suas actividades desportivas, para apresentar ao meu amigo e presidente do clube, António Torres, um elemento da minha família que deseja praticar futebol.
Depois das apresentações da praxe, ele continuou a supervisionar as actividades desportivas que se estavam a desenrolar naquele momento, e eu fiquei a falar com amigos sobre assuntos de Argivai.
Fiquei deveras decepcionado, para ser mais claro: fiquei angustiado!
Uma vez mais verifiquei que as divisões entre as pessoas com responsabilidades na terra são insanáveis. Ninguém ouve ninguém, todos acusam todos, todos dizem ter razão, mas quem paga a factura destes desentendimentos é o desenvolvimento da nossa terra.
Com este clima de ressentimento e rancor, as pessoas com capacidade, valor e bom senso são desencorajadas a intervir na vida cívica da nossa terra, perpetuando-se os mesmos procedimentos causadores destes desentendimentos e arrastando consigo mais do mesmo, transformando-se num círculo vicioso.

26 comentários:

renato gomes pereira disse...

Lino..esta é a táctica do dividir para reinar...

adelino braga disse...

É isso mesmo Renato, é a táctica…
No Sábado encontrei o Presidente da Junta, Sr. Adolfo Ribeiro, no campo de futebol, tendo dito a mim e às pessoas presentes que a Inspecção do Trabalho visitou as obras do campo de futebol.
Fiquei surpreendido com a notícia, mas invocando a minha experiência profissional disse-lhe que isso era normal acontecer, pois faz parte da rotina dos funcionários da Autoridade das Condições de Trabalho visitarem obras.
Não é que no dia seguinte as minhas palavras foram completamente distorcidas, pondo na minha boca aquilo que não disse.
Um amigo telefonou-me para dizer que constava que eu disse que foi a UEA quem fez a denúncia à Autoridade das Condições de Trabalho.
Que grande efabulação, não disse nada disso, francamente!

renato gomes pereira disse...

Que loucura...
Estes tipos estão ou loucos ou são maldosos e vis no seu âmago...Como pode gente tão abjecta ter nascido em Argivai... Dizem-se de esquerda e muito socialista mas não passam de reles fascistas..daqueles que nem sequer tem honra para serem fascistas...

Anónimo disse...

amigo lino estou a ficar cada vez mais maluco co que lei e oiço sera que ja nao se pode falar com ninguem nesta terra toda a gente gosta de deitar a baixo e atirar a pedra aos outros sera isso. um abraço

Anónimo disse...

amigo lino estas pessoas deveriam ser banidas da sociadade porque brincam com a boa fé quando estamos a falar com eles

adelino braga disse...

Devemos intervir para que as coisas mudem, senão continua tudo na mesma, o que não é bom.
Urge mudar de paradigma, através de uma nova gestão, transparente e esclarecedora, dinamizando a tolerância e o respeito, independentemente da cor política, e valorizando quem tem competência, capacidade e honestidade.

Anónimo disse...

amigo lino concordo contigo mas nao vejo na UEA pessoas com essa capacidade de mudança eu acho que alguns deles querem e os seus proprios intereces e nao ajudar argivai crecer concordas, agora sim apostar em pessoas novas politicamente e sem passado nestas andanças mas com maturidade suficiente para trabalhar por esta terra espero que tambem concordes comigo ... um abraço ... viva argivai

Anónimo disse...

È PENA SEREM OS SEUS AMIGOS DE LISTA QUE NÃO DEIXEM ARGIVAI AVANÇAR TUDO SERVE PARA IMPLICAR
DEIXEM TRABALHAR QUE GOSTA DE ARGIVAI E OBSERVEM COM ATENÇAÕ O EXITO DA OPOSIÇÃO.

renato gomes pereira disse...

o PS em Argivai não é alternativa...representa mais do mesmo...E o PSD embora tudo indique seja o Augusto a encabeçar..não nos parece que o nº dois e nº 3 actuais queiram deixar a "mama"... epor isso será também mais do mesmo e um homem só não faz farinha... Quanto à UEA agora que se libertou do António Torres,poderá apresentar-se como alternativa e credivel pois só continuar´aser UEA quem não estiver á espera de "tacho" venha ele do PS governo ou PSD Cãmara...

E neste momento só vejo na UEA gente descomprometida com arranjar "trabalho temporário" pela política.. e ser politico é um acto nobre que até devia ser proibido ser remunerado...

adelino braga disse...

Olá amigo da mensagem de 16 de Maio de 2009 3:43, obrigado pela tua intervenção.
A UEA é um espaço de reflexão e de intervenção cívica, aberto a todas as pessoas interessadas em melhorar a gestão da coisa pública de Argivai. O objectivo deste movimento é albergar pessoas disponíveis para esse projecto e, assim, a porta está aberta a todas as pessoas qualificadas que queiram trabalhar em prol da terra, transformando-se numa força credível e credora da confiança da população.
Estou de acordo contigo quando dizes que se deve “apostar em pessoas novas politicamente e sem passado nestas andanças mas com maturidade suficiente para trabalhar por esta terra”, eu acrescentaria, também, com perfil para servir a causa pública, pondo os interesses da comunidade à frente do interesse particular.
E eu conheço uma mão bem cheia de pessoas de Argivai com estas características.

Um abraço

Anónimo disse...

ola aigo muito obrigado pela tua obs. mas tu sabes tanto ou mais de que eu de que as pessoas boas e que querem por argivai no lugar mercido sao sempre atacadas por um grupo que nunca querem fazer nada... se leres a mensagem do teu amigo cá fico ficas logo a conhecer que ele é um desses que nao gosta de nada e nunca fez nada eu como neutro que sou nao vejo as mas qualidades nas pessoas que ele se refere eu acho que o n.º 2 actual no PSD deve ser das coisas melhores que o PSD tem em argivai trabalha por gosto do que faz e nao por interece seja do que for é o que eu conheço dele um grande homem com h grande... estou eu a falar do luis sempre trabalhou por amor a argivai e nao em proveito proprio mesmo em fases mais dificeis da sua vida em tremos de saude ele esteve sempre lá para ajudar gostei muito quando ele co grupo que tinha quando fizeram aquele trabalho em prol do dia da freguesia e nao vi que ele estiveçe a espera de alguns tacho coisa que nao precisa porque ate men e dr. mas e uma pessoa muito direita e as vezes ha que nao gosta deste tipo de pessoas e tu tambem es uma homem com h grande so estas muito mal encostado eles tente usado so pelo mal tu tem muitas capacidades mas deverias estar noutra equipa para trabalhar em prol e util por argivai e nao onde estas um abraço amigo ... gostaria de te ver em breve a vive em argivai parateres muito mais tempo para esta feguesia que para nos argivaiences eta no coraçao obg...

adelino braga disse...

Olá amigo, boa noite.
As críticas que não são sérias, mais cedo ou mais tarde, serão desacreditadas, temos é que estar atentos e sabê-las filtrar, porque se forem pertinentes devem ser aproveitadas para que possam ajudar a corrigir e a melhorar as decisões.
Na nossa terra convive-se muito mal com a crítica por duas razões, primeiro, porque se utiliza para fazer afirmações sem sentido, segundo, quando é uma crítica positiva, quem deveria ouvi-la faz tudo para desvalorizá-la.
Tudo isto se resume a uma grande falta de tolerância e respeito por quem pensa diferente e isto é demasiado grave, e enquanto não resolvermos este problema, seremos sempre uma terra dividida.
E como se resolve isto, perguntar-me-ás.
Penso que com uma liderança capacitada, formada nos valores do respeito da diferença de opiniões, que não tenha problemas em ouvir as criticas e discuti-las abertamente, para se chegar a conclusões fundamentadas na inteligência e na racionalidade.
O Dr. Renato Pereira trabalhou muito para a nossa terra, desde 1976 que tem colaborado no associativismo, tenho por ele um enorme respeito pela dedicação dada à causa pública. É boa pessoa. Infelizmente não tem sido aproveitado, para muita pena minha. Se eu tivesse algum poder na terra, ele seria das primeiras pessoas que convidaria para a participação cívica e num lugar de destaque. Penso que ele se sente um pouco desgostoso, porque ele gosta tanto como nós de Argivai.
Sim, concordo contigo, tenho o António Luís por uma pessoa empenhada e dedicada. É das pessoas do órgão autárquico que mais trabalha e fá-lo eficientemente. Tem estado sempre disponível para esclarecer qualquer questão relativa ao inventário ou outros assuntos na esfera da sua competência. Tenho-o como um amigo e sempre nos demos bem.

Continua a ser um prazer dialogar contigo, um abraço.

renato gomes pereira disse...

O cafico não é candidato...mastem gente que lhe tem uma raiva de morte... para informação do anónimo que certamente me não conhece até telefonemas de ameaças me foram já dirigidos...e eu sem de onde vieram...Mas não sou homem para rancores...A minha luta ébem maior do que apenas Argivai...
Embora Argivai ,seja um ponto importante em tudo até na História de Portugal mais longinqua emais recente... As raizes sanguineas do lado paterno da minha familia entroncam em Argivai desde tempos imemoriais... E abusca da s suas raizes foram uma das minhas muitas paições académicas...o que descobri fez cair alguns mitos...e isso amedontrou muita gente que metem querido por no index...mas eu não fico menor com isso antespelo contrário...
...quanto ao antónio luis, enquanto pessoa, nõa é má nem é boa é um cidadão como todos os demais..quanto aos meandros politicos e públicos sei que não gosto das suas atitudes e afirmações que sei não serem conformes ou verdadeiramente consentãneas c om as verdades fácticas...Mas há gente assim que diz bacoradas pensando que está a ser dono da verdade...refirome aos impropérios que esse senhor e não só tem proferido contra a UDCA em especial no tempo da gerência de A.Poço...Pena é que Saraiva tenho ido na conversa...Já vi imprecisões e afirmações do camarada Saraiva que muito respeito e que me respeita também, cuja fonte é esse tal nº 2...
E tudo isto porque era necessário Reduzir publicamente a imagem pública de Rogério do Poço?
Fizeram afirmações infundadas e caluniosas e toda agente sabe o sofrimento que provocaram nas pessoas e nos familiares mais próximos incluindo os pais do meu querido amigo Rogério... se tivessem umpouco de brio e arrependimento esses senhores iriam a correr pedir-lhe perdão...
o que les fizeram não se faz a ninguém...mesmo que fosse verdade ..e não era...

Por isso querem queimar tudo e todos à volta que pensem de maneira diferente...

.. é isso que está aacontecer em Argivai...

continua lino na UEA é essa atua luta e estás no bom caminho...

eu não alinho na uea ...até por razões do passado euma é bem forte e envolve o A.Luis...este foi um dos fundadores da UEA e veio uma noite convidar-me para fazer parte dessa lista de grupo de cidadãos...
Eu disse que não alinhava com a UEA porque não sabia a que "senhor" estava a servir...
Hoje não penso da mesma maneira, até porque a LIBA já acabou...

e hoje a UEA tem uma desenvoltura que não tinha na altura até porque as assembleias de freguesia eram muito herméticas.. e deve-se ás sucessivas UEAs a abertura que existe embora aindase ameacem pessoas de pistola mas onde há muito acabaram os murros na mesa do sr presidente da junta ao estilo dos antigos regedores...

Anónimo disse...

boa noite amigo lino estou de acordo contigo eu tambem acho o mesmo dessa pessoa ao do Antonio Luis e nao sou da opniao do teu amigo Dr. Renato nao foi o antonio Luis que disse mal ou fez mal a sr. Rogerio Poço e ele sabe bem disso o sr. Rogerio falhou em algumas coisas que o senhor dr. Renato tambem descordou na altura e contra os factos nao ha argumentos ele gastou muito dinheiro do seu mas tambem gastou muito dos dinheiros publicos que lhe eram dados pala junta de freguesia, camara e outros agora de quem e a culpa nao sei mas do que eu conheço do antonio luis bao é obg um abraço

Anónimo disse...

Espero que este Sr.Dr. que defende o Sr. Rogério Poço o faça porque têm rasões para isso porque o Sr. Rogério nunca falou sobre as facturas da nete do namoro para o Brasil isso é que é gastar dinheiro público.

renato gomes pereira disse...

pois, pois...

já esperava essa de ti ATS...
nem como anónimo te disfarças...

esse trunfo é fraquissimo...

sabes bem que não sou caloteiro nem vivo à tua maneira...

que tal se apresentasses as contas da tua gerência atribulada...

estamos em 2009...passaram quatro anos e emcada um deles devia ter sido apresentado contas...


Para quem saiba fazer contas casei em 2001...

.............

Anónimo disse...

estes blog nao sao para vir para aqui lavar roupa suga amigos isso sao coisas das criança aqui fala-se de coisas serias obg.

Anónimo disse...

boa tarde amigfo lino tb contigo o teu amigo ca fico esta a ficar muito zangado com os colegas acho que os blog nao sao para nos tratar mal uns aos outro mas sim para espor ideias e criticar se acharmos que algo esta errado no nosso ponto de vista... amigo como esta a tua situaçao na associaçao argevadi ouvir falar no cafe que tu ias sair por faltas as reunioes dessa associaçao e a teres criticado nos jornais... ja nao podemos tere ideias contrarias as outras pessoas eu acho que essa associaçao e mais do ps do que da populaçao de argivai a dias estava a falar com um amigo nosso que faz parte da lista ps para as proximas eleiçoes e ele sabia tudo sobre o ponto de situaçao da associaçao mais de que alguns membro da mesma isto e muito chato sendo deste jeito eu acho bem que associaçao trabalhe mas que as coisas sejam mais publicas do que sao ate este momento por so sabemos as coisas que os teus colegas tem tornado publicas essas sao negativas como sempre eles nao tem ajudado muito os cidadao que acreditaram em voz a quatro anos atraz penso que nas proximas eleiçoes vai aver uma grande supreza em relaçao a UEA ou vai desapareçer da assemblei ou vai ficar so com um deputado nada mais isto é o meu ponto de vista de algumas conversas que tenho tido com algumas pessoas de argivai estam fartas dos vossos comubicados destrutivos o que é pena de isto ter acintecido mas sao opçoes ok amigo ate breve um abraço espero que nao fique chateado com a minha critica...

renato gomes pereira disse...

qual chateado seu anónimo...Axobem que exponha aqui o seu fel contra o meu amigo lino e contra mim que nem sequer conhece...é que assim umaterceira pessoa descomprometida com os seus interesses de cobardia e anonimato..poderá verdadeiramente analizar o calibre diminuto do seu carácter...Já que o quer comparar com o nosso..eh!eh! Como diz um velho ditado angolano:
"tens que comer muita funge para chegares ao que eu sou hoje..."

Cura-te !!! SE és crente confessa-te, se não és vai ao psicanalista...

Lino desculpa o tom de galhofa mas este "compadre" só merece isso...

um abraço atodos

adelino braga disse...

Olá amigo boa tarde!
Não tenho razão para ficar chateado contigo, porque as observações quando são sinceras são sempre bem-vindas.
A minha situação na Argevadi, legal e eticamente é de sócio fundador e de Presidente do Conselho Fiscal. Há pessoas na Argevadi que não devem gostar de mim, não sei porquê, mas é verdade, inventando atoardas, como a de que tenho dito mal da associação à comunicação social, o que é rigorosamente mentira.
Outra atoarda é que tenho faltado às reuniões, é outra mentira, além do mais a minha função na associação não necessita de ir a reuniões, a minha função é de fiscalizar as contas da Argivadi.
Irei brevemente denunciar as manobras orquestradas na Argevadi, para que todos saibam do que efectivamente se passa.
Aceita deste teu amigo um abraço cordial.

Anónimo disse...

amigo tens sempre o meu apoio e luta pelos teus direitos ok

um abraço

adelino braga disse...

Bom tarde amigo,

Neste caso, desejo que se cumpra a legalidade e a ética no associativismo, para que os bons procedimentos prevaleçam.
Participo desde os 16 anos, com alguns interregnos por motivos académicos e profissionais, na vida cívica da terra, e repudio absolutamente que determinados interesses particulares desvirtuem os princípios da intervenção cívica, que deverão ser em prol do interesse comum.

Um abraço

terramar e ar disse...

JUNTOS POR ARGIVAI
VIVA A UEA

RENATO disse...

continua lino na UEA é essa atua luta e estás no bom caminho...

eu não alinho na uea ...até por razões do passado euma é bem forte e envolve o A.Luis...este foi um dos fundadores da UEA e veio uma noite convidar-me para fazer parte dessa lista de grupo de cidadãos...
Eu disse que não alinhava com a UEA porque não sabia a que "senhor" estava a servir...
Hoje não penso da mesma maneira, até porque a LIBA já acabou...

e hoje a UEA tem uma desenvoltura que não tinha na altura até porque as assembleias de freguesia eram muito herméticas.. e deve-se ás sucessivas UEAs a abertura que existe embora aindase ameacem pessoas de pistola...

..como Vês Lino estou "in" há muito, muito tempo..
como dizia o josé cid...

"há muito muito tempo...

um abraço socialista...

renato gomes pereira disse...

25 é número primo?
Presta bem atenção a este número...
outro numero forte e importante é o 64...

64 é a base de todo o universo...cromossomas, etc...

Anónimo disse...

64

...... + ....


10 =

0
98
765
4321

eis a pirãmide cabalistica