sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Política está a falhar

"Portugal dispõe de condições naturais e humanas únicas. O país tem boa gente, séria e trabalhadora. Temos também um clima invejável, os níveis de segurança são satisfatórios.
Os terrenos são propícios ao desenvolvimento de agricultura, da pecuária e da silvicultura. O património histórico e cultural é rico, privilégio dum país com quase novecentos anos. Temos ainda essa condição de "povo de diáspora", com quase cinco milhões de emigrantes espalhados pelo planeta. São muitos destes portugueses que dão cartas pelo mundo.
Mas, ao mesmo tempo, a crise é crónica, a nossa estrutura produtiva está obsoleta, não se percebem quais os objectivos estratégicos, o estado asfixia a economia. Não há um mínimo de organização nos transportes de mercadorias, a nível marítimo ou ferroviário. O mundo rural está maioritariamente ao abandono. E não há sequer capacidade de captar a energia e a riqueza dos emigrantes.
Mas afinal, se a matéria-prima é à partida boa e o resultado é desastroso, a culpa só pode ser do modelo de organização. E organização, num Estado, chama-se política. Em Portugal, é claramente a política que está a falhar. Precisamos pois de novos modelos e também de novos actores. Porque entregue a uma classe dirigente incapaz e degradada, Portugal está condenado ao subdesenvolvimento." Paulo Morais dixit.

Sem comentários: