quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quem és, donde vens, e para onde vais?


Conta-se que certa vez, o poeta Bocage, saindo já noite larga do Café Nicola, um dos seus inúmeros amigos resolveu pregar-lhe um susto. Fingindo-se de assaltante, abordou-o e perguntou-lhe em tom agressivo: -Quem és, donde vens, e para onde vais?
.
Ao que responde o Bocage:
.
Sou o poeta Bocage
E venho do Café Nicola
E vou para o outro mundo
Se disparas a pistola.
.
Vem esta história, atribuída ao grande poeta Bocage, a propósito da próxima campanha eleitoral para os órgãos autárquicos da nossa freguesia, onde, pelo que se diz, já se ouvem os candidatos e as suas promessas improváveis do costume para a conquista dos votos.
A nossa terra merece autarcas de qualidade, que represente e projecte a nossa freguesia, nos mais variados domínios, para um merecido lugar de topo no concelho da Póvoa de Varzim.
Mas para isso são necessários candidatos qualificados e competentes.
Antes de darmos o nosso voto devemos interrogar-nos sobre os candidatos com as mesmas perguntas feitas pelo amigo ao Bocage:
.
Quem és?
Donde vens?
E para onde vais?

26 comentários:

renato gomes pereira disse...

LoGO?

o CANDIDATO IDEAL É?

adelino braga disse...

Bom dia,

O candidato ideal é o melhor dos candidatos, se esses candidatos forem os melhores cidadãos que Argivai tem para servir a causa pública.

terramar e ar disse...

3stás-me a sair um La Palisseano...
eh!eh!
logo o melhor candidato é?
Tem que sair um nome..pois já diseste que o candidato ideal é o melhor...

Os Cornos que o Pinho mostrou ao PC na AR servem para os candidatos em argivai...
Sejam honestos ( e honestas...) é quanto basta...

argivai com força disse...

Olá amigo Lino candidatos há muitos:
Agora candidatos honestos sinceros e com vontade de trabalhar por esta terra são muito poucos:
Espero que na nova legislatura apareçam pessoas com melhor carácter das que estão hoje na nossa assembleia com mais respeito e mais sinceras e com vontade de construir esta freguesia; espero que não venho um tipo de pessoas que continuem a dizer mal de tudo e todos e que passem a vida a dar noticias os jornalistas que são reais e sinceras nem constrói nada de nova para o desenvolvimento de argivai.

Um grande abraço de amizade

Anónimo disse...

É fácil dizer que o candidato ideal é o melhor candidato, dizer isto e nada é a mesma coisa!!!! É fugir com o rabo a seringa; O melhor candidato é aquele que apesar das limitações que o Ser Humano tem apresenta a coragem de lutar pela sua Freguesia mesmo ouvindo e lendo desaforos dos que só querem destabilizar.Argivai precisa de todos que queiram Trabalhar. Bem haja quem assim pensa pois é digno de ser chamado ARGIVAIENSE!

RENATO disse...

tal como na vida tudo o que para choca e apodrece...é preciso agitar as águas e renecher aterra par dar fruto...os senhores laranjas que se apossaram do poder em argivai, estão com medo dos "agitadores"... porque não são nem os melhores, nem os candidatos ideais... Força UEA não esmoreçam agora...força PS...força bloco de esquerda..força todos os que querem derrotar a laranja fora deprazo de validade...um democrata não se eterniza no poder...Dá lugar aos demais..mesmo do seu partido...é preciso rotatividade...
equal é o tachista que se eterniza na laranja local?

Eu sou Argivaiense disse...

Olá amigo Renato os teus comentários me dão um certo gozo de os ler:

Sou argivaiense vivi grande parte da minha vida em argivai, depois por certas circunstancias da vida este a viver alguns anos fora mas já lavam uma dúzia de anos que voltei a viver em argivai mas nunca quis ser jornalista nem poeta da esquina e sempre gostei de respeitar todas as pessoas mais novas e mais velhas de que eu e ainda não vi ninguém como a tu com uma inteligência muito lenta e de pouca visão de ver as coisas como elas são; argivai só nos últimos anos de gestão de Adolfo Ribeiro e do PSD se construí as infra-estruturas necessária para uma boa qualidade de vida assim como saneamento e outras que eu consigo ver que esta freguesia tem e não tinha.
Agora sei que para ti te custa ver a obra feita pelo PSD porque também sei que por lá andaste e o PSD não te deu o tal taxo que tu querias e hoje estas com alguma mágoa de o teu nome não estar ligado a essas obras;
Agora sei porquê que tu andas assim tão destruidor nos teus comentários mas acho que não te vedes preocupar por esta freguesia vai continuar andar para a frente mesmo sem a tua ajuda porque não à partido que esteja na disposição de te dar um lugar nem como mandatário da sua campanha vais ter que esperar mais quatro anos sentado a sombra:
No PSD ninguém quer tachos mas sim trabalhar por argivai coisa que tu não sabes.
Um dia ainda te vou ver a comer no prato que tu hoje parece que cospes.


Um abraço amigo:

pecus malthus disse...

Seu anónimo revelas toda a hipocrisia ao chamar-me amigo...
Eu não sou destruidor...sou fermento...sempre fui!!!
Quanto a tachos: os concursos a que me propus na CMPV e em outros lugares, fi-lo já como militante do PS, bem sabendo que iria encontrar um juri que me não seria favorável...E não sou dos que diz que na Cãmara é só familório e cunhas...Nunca usei um cartão partidário para o que quer que fosse...O único partido em que milito e militei é o PS...Quanto a qualidade de vida em Argivai...e ao PSD local... olha não me faças falar do que não posso por estár sujeito ao sigilo ... e por decoro para com os verdadeiros injustiçados...Eu não digo que o PSD não tenha boas pessoas, pois sei que o PS também tem pessoas menos boas...
mas o que urge derrotar é os "agarrados ao taixo" e que são aqueles primeiros a contestar os 48 anos defascismo e não percebem que estão a ser mais fascistas que os fascistas...

Sou fermento "amigo"....!!!por ouras palavars "contra-poder"....
sem gente como eu só há caciques e acaba-se a democracia participativa...

Renato disse...

Qiuanto a comer no prato que cuspo...ainda tenho uma carta dimanada de alguém do poder local (freguesia de argivai)laranja, a ameaçar-me ...entre outras coisas que iria participar de mim e retirar-me a carteira profissional de advogado, só porque tive a ousadia de apresentar uma petição a impugnar a comemoração dos 1050 anos de argivai ( a maior mentira de todas...) e dessa carta inclusive passei cópias à comunicação social... Como vês luto para que não me esmaguem e me pisem..apenas isso!!! E tu ainda me queres ver a comer do prato daquele que nos oprime a todos...ou és sádico ou masoquista...e isso é mesmo doentio...
entende que eles ainda não me esmagaram porque ainda nõ opodem fazer hoje...pois vontade não lhes falta...E pelas ameaças de que já fui alvo...e pelos actos que lhes vejo e pelos olhos que lhes leio...sei o que pensam eo que pretendem...Mas a minha luta não é sequer contra eles....Já disse que não sou Cristo .. sou um cidadão Universal e a minha luta é a esse nivel...Não preciso dos 15 minutos de fama que alguém um dia disse que eu pretendia com os 1050 anos... Já antes era famoso...e por obra feita...da qual me orgulho muito...e nunca parei...
...Polémico serei, mas coerente comigo e com a minha vida...sugiro que vás ao meu blog terra mar e ar e leias o meu poema do jindungueiro do sambizanga...
é por aí que o meu coração sangra...e pela minha familia e verdadeiros amigos...e pela terra de meus antepassados...neste caso Argivai e Beiriz..

adelino braga disse...

Boa tarde amigo Renato,

Conheço-te muito bem, desde os tempos da adolescência, da vida associativa e não só, nomeadamente do CDCA, que mais tarde, com a fusão de outras associações, veio dar origem à actual UDCA. Éramos um grupo fantástico que trabalhávamos por amor ao que fazíamos, e sempre te vi a trabalhar com paixão e desinteressadamente. Deste muito de ti à terra e continuas a dar e é por isso que continuo a ter muito respeito por ti.
A tua intervenção cívica na comemoração dos 1050 anos foi meritória, porque quiseste participar, com o teu trabalho, no estudo e discussão pública da história da nossa terra.
Não entendo a razão das ameaças. Se é pelo facto de teres uma visão diferente da História de Argivai, não dá a ninguém esse direito. Pode-se discordar, mas deve-se respeitar sempre.

Um abraço de amizade

em movimento disse...

LINO, neste dia quero parabenizar o teu ser, desejando que o teu universo de afectos suplante as tuas expectativas.
E porque não parafrasear José Régio em A Casa Velha ao afirmar que "-Um homem não é um homem senão na medida em que cumpre a missão que lhe coube". Acrescentarei de fiel Argivaiense onde a união é mais forte que a vitória.
Segue os teus sonhos, materializa-os, porque ser interventivo é uma questão cívica.
Somos o que queremos.Lembrando Fernando Pessoa:"Valeu a pena?Tudo vale a pena/ se a alma não é pequena".
E, para finalizar, um miminho musical dos que mais gostas:
http://www.youtube.com/watch?v=ogWcJeV7r4Y&feature=related
Cumpri o que te prometi.
muitos anos de vida em paz e felicidade.

Renato disse...

"Uma visão diferente da História de Argivai?"
Não...nõ foi isso que os levou a perseguirem-me...é fui eu que lhes dei o documento onde dizia que Argivai era confrontante como terreno doado ao mosteiro de Guimarães em 953...e isso não era nenhuma certidão de nascimento de argivai em 953 era apenas a prova de que argivai já existia como terra,território (ou povoado?)em 953...mas não fazia parte daquela doação..Pois pertenceria já ao Duque de Barcelos - Casa de Bragança...

adelino braga disse...

Boa tarde Renato,

Pesquisaste e forneceste o documento onde dizia que Argivai era confrontante como terreno doado ao mosteiro de Guimarães em 953…
Daí concluis que Argivai já existia como terra, território (ou povoado?) em 953…
A quem deste esse documento e quem te perseguiu?
Era bom para Argivai que deslindasses todos os contornos desta questão.

Um forte abraço

Renato disse...

É uma história rocambolesca...
Como sabes andavamos há muito a recolher elementos históricos sobre argivai e almuas dessas pérolas eram publicadas no jornal A Voz de Argivai ...e era tudo no ambito do Nucleo de Estudos da UDCA... numa das buscas pela internet descobri um texto em latim e uma tradução em português e cópia "fiel" do original com foto e tudo...Este era já mais um de muitos subsidios par a história de argivai...De resto iniciada já na epoca da ediçãode avoz de argivai ao tempo em que era propriedade do CDCA...Se tiver tempo em Agosto vou digitalizar e colocar nos blogues algumas imagens desses documentos...
Paralelamente.. o José Macedo.. avisado do facto e relacionando informações e memorias da sua infãncia e de muitos outros estudos alertou a Junta - creio que o a.luis e os membros da assembleia - de que em determinada altura antes do vinte e cinco de abril tinham comemorado os mil anos de argivai ou coisa que o vlha pois até havia uma lápide ali para o casal do monte ou na casa de alguém alusivo aesse evento...
então eu mostrei o documento a eles provando que não era assim, e justifiquei pormenorizadamente por escrito atendendo á factualidade histórica que seria errado comemorar mil anos de argivai naquela dada ...Mas já havia sido criado uma comissão de comemoração dos mil e cinqotenta anos de Argivai...Ora eu opus-me aessa comissão protagonizada por a. luis e saraiva... e formulei a petição justificando que não era contra essas comemorações, antes pelo contrário, só que teria que alterar o nome da comissão para outro que evidenciasse que argivai tinha mais do os propalados 1050 anos...pois argivai face aos documentos existentes afigurava-se ser povoado muito mais antigo, sendo pré romano ou até de origem celta... Ora O Saraiva queria que eu apresentasse outro documento que provasse que argivai era mais antigo e eu dizia que o documento que entreguei já provava que era bem mais antigo - o tal da doação- mas eles por ignorância não queriam interpretar o documento assim - no sentido de que o mesmo não é uma certidão de nascimento de argivai, mas antes uma prova de vida...E também na cabeça deles pedras,teculas e outros vestigios históricos não são documentos...
ain da reuni muitos outros escritos,e fui dando cópias dos mesmos, quer aos da junta, quer ao padre..que iria publicar um livro...quer ao josé macedo...
Mas...havia um monumento a inaugurar e uam despesa colossal nomesmo.. que é o que está á entrada de argivai ao feira nova... eu Chamo-lhe "a guilhotina"...E para mim é uma elegia à censura cultural em argivai...embora o seu autor nada saiba disso..nem o tenha feito com essa intenção...

Renato disse...

as cartas vieram assinadas pelo "mayor da junta"...mas nós sabemos que o discurso do mesmo é diferente..logo n~~ao era a sua construção frásica...quem redigiu?
está no segredo dos deuses embora eu conheça sobremaneira o "estilo"...mais um inteligente da "manha" local? Não creio...

adelino braga disse...

Boa tarde amigo de 4 de Julho de 2009 8:35

Faço minhas as tuas palavras.

Um grande abraço de amizade

Anónimo disse...

amigo renato so tenho vontade de rsrsrsrs.... acorda????

Renato disse...

Há um tempo para tudo...Um dia também tereies de prestar contas...a vossa impunidade vai acabar...um dia...Se calhar ainda mais cedo do que pensais...
kwacha quer dizer acorda...

como unita da velha guarda ( alguns se calhar até percebem o que digo--) kwacha é meu nome...
de guerra...
Já vos disse que aminha luta é bem maior do que "santa terrinha de meus antepassados"..isso para mim são miudezas...

Anónimo disse...

ola amigo renato

nao troques as coisas e mais uma vez te digo abre os olhos senao vais ser sempre o pobre rato.... futebol ou desporto é uma coisa e politica é outra... e ainda nao vi as colagens que tu ves... e nao des apoio a tantos partidos que daqui a algum tempo nao tem nada para ti um abraço.

adelino braga disse...

Olá Vera,
Obrigado pelos teus parabéns.
A música que me remeteste é bonita, tens um óptimo gosto musical.
Retribuo a dobrar todos os teus desejos.

terramar e ar disse...

O meu apoio é para o PS na condição de seu militante...por isso os meus blogs tem Socrates 2009...E é nessa condição QUE APOIO A UEA... isto é para que o senhor "falso" anónimo perceba, que só há um PS...mas pode haver multiplas tendências...e eu não faço parte de listas de outros partidos ou grupos independentes...
...

terramar e ar disse...

Viva a UEA...Força!!!!

terramar e ar disse...

JUNTOS POR ARGIVAI

terramar e ar disse...

e JUNTOS PELA PÓVOA DE VARZIM...

RENATOGOMESPEREIRA disse...

tudo isto tem a ver com identidade...querover a ombridade dos candidatos partidários efalo das cabeças principais: arnaldo, alexandra, augusto e domingos...
como vai ser no dia a seguir ao 11 de outubro? vão voltar a juntar-se as comadres? vai continuar a "união de facto" entre ps-psd? Vai nascer um novo concubinato ente UEA-PS ? ou UEA-PSD?
Conforme vaticinei não há duvida que a Xana se pode preparar para ser a próxima secretária da Junta, seguindo como ela sempre disse os passos "seguros" do seu antecessor Saraiva...
O Presidente da junta será naturalmente o Domingos e não ficará mal que o tesoureiro seja o nosso ilustre amigo Augusto...ou seja UEA-PS-PSD...sendo a assembleia UEA e relgando o PSD par a oposição...
Para desafogo democrático em Argivai, é elementar que tirem aquele senhor que de lá ainda não quer sair - o homem da mala - da tesouraria...

RENATOGOMESPEREIRA disse...

claro que me enganei ... e o homem da mala vai lá continuar...até quando? paciência...

Lino vou por à estampa uns dias destes as tais cartas ameaçadoras...