quinta-feira, 21 de junho de 2012

Experiência-piloto em Argivai


Mais de um quinto do território nacional é de "propriedade desconhecida" e apenas 15 por cento tem cadastro predial atualizado, avançou Armando Oliveira, da Câmara dos Solicitadores, à margem de um protocolo assinado na Póvoa de Varzim.
Estes números levaram esta entidade a pôr em ação um projeto, de nome Geopredial, que visa a "delimitação espacial de imóveis", ou seja, vai permitir que "qualquer cidadão ou empresa obtenha uma delimitação precisa da sua propriedade, de forma rápida, segura e económica, com recurso as mais recentes tecnologias".
O arranque deste projeto começa na freguesia de Argivai, na Póvoa de Varzim, onde existem cerca de 350 prédios e termina no dia 30 de Setembro, mas, mais tarde, estender-se-á "a todo o território nacional", refere ainda o representante daquela entidade. 
Além de ser um trabalho «moroso, porque exige acções no terreno», este projecto é «extremamente dispendioso», sendo que para referenciar todos os imóveis em Portugal, que serão cerca de «17 milhões», seriam necessários cerca de «700 milhões de euros».

1 comentário:

Anónimo disse...

+por acaso os senhores da Cãmara são agricultores? Ou pretendam vir taxar derramas e outras taxas e impostos sobre os proprietários dos prédios rústicos? Ou vão reconhecer que o baldio de argivai afinal...sendoda comunidade e administrado pela junta pode ser vendido ou oferecido a particulares? leva muito água no bico com sabor a sumo de laranja e arranjinhos...Além de que basta ir ao ggogle e flexar uma determinada região demografica...Mas atenção: o que define a propriedade não são os acidentes de terreno, nem sebes,nem muros, nem arvores, nem galinheiros, ou vinhas ou pinhais...O que define apropriedade é o Titulo aquisitivo, que pode ou não estar registado... E todods conhecemos aqueles casos que as entidades "lareiras" e alguns ditos "solicitadores imobiliários" muitas vezes criam acções de justificação depropriedade e inventam predios omissos para não fazerem o trato sucessivo, principalmente quando sobre um rústico vão edificar apartamentos com vários andares...E depois lá andam os coidtados dos exproprietários que venderam o tal rústico a tentar provar que já não são donos dele...Porque o TRato sucessivo é fundamental,não pode ser descartado sobre pena de alguém se vir futuramente a apossar do que lhe não pertence...