quinta-feira, 5 de maio de 2011

Prejuízos da CP

Segundo afirmou José Gomes Ferreira na SIC, a CP teve um prejuízo de 200 milhões de euros e tem um passivo acumulado de mais de 3.000 milhões de euros, que terão de ser pagos pelos contribuintes.
A "total independência" da CP face ao Estado está inscrita no memorando de entendimento entre o Governo e a 'troika'.
O documento atrás referido prevê um conjunto de medidas para os transportes, nomeadamente a apresentação de um plano estratégico para o sector durante o terceiro trimestre deste ano.
No sector ferroviário, que se encontra em falência técnica, o memorando de entendimento salienta a necessidade de "assegurar a total independência da operadora ferroviária CP do Estado", o que pode significar que esta operação passe pela privatização total.
No âmbito das privatizações, é referida expressamente no memorando a privatização da CP Carga e de algumas linhas suburbanas da CP, quando o desejável seria a privatização de todas.
No memorando prevê-se "revisão do sistema tarifário" do transporte ferroviário, para introduzir um mecanismo de gestão da rentabilidade dos bilhetes, que prevê, em particular, o aumento dos preços.

Sem comentários: