quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vida Activa com Desporto

A iniciativa teve início em 2005, apenas com a adesão de 29 pessoas. Hoje, volvidos cinco anos, são mais de cinco centenas os idosos que usufruem, todas as semanas, de aulas de natação, ginástica e musculação nas Piscinas e no Pavilhão Municipal. São oito as associações que aceitaram o desafio e que apostam no Desporto, tal como a autarquia, para uma vida saudável e plena. A Beneficente, a Associação de Reformados Poveiros, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o Centro Social Bonitos de Amorim, o Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, o Centro Social de Bem Estar de S. Pedro de Rates, Argevadi e Laundos AKRIBEIA encaminham, anualmente, os seus utentes para as aulas na Varzim Lazer. Mas, não só os utentes das instituições podem beneficiar deste projecto. Qualquer pessoa, desde que reformada e com mais de 65 anos pode participar. As inscrições permanecem abertas ao longo do ano e são totalmente gratuitas.
Quem já teve a oportunidade de assistir a uma destas aulas pode confirmar o entusiasmo com que cada participante pratica cada uma das modalidades, sendo notório o empenho em todos os exercícios. Reconhecem a importância deste Projecto no que diz respeito à sua saúde física e mental. Afinal, a expressão “corpo são em mente sã” toma forma nesta iniciativa da Câmara Municipal. A própria autarquia tem registado essa satisfação e o vereador do Desporto, Aires Pereira, reafirma que “a con­siderável participação vem ao encontro do esforço que tem sido feito em prol destas pessoas e das instituições que diariamente as tratam. O entusiasmo tem sido crescente e por isso este é um pro­grama que vai continuar”.
Até Junho de 2011, os atletas vão ter a oportunidade de conviver também em actividades lúdicas. A Festa de Natal”, a Semana Avós e Netos e a Caminhada Sénior são as iniciativas paralelas ao projecto.

Portal Municipal da Póvoa de Varzim

2 comentários:

terramar e ar disse...

Não duvido da força animica que a piscina aquecida pode causar nos idosos e não só...
Pude constatar os efeitos benéficos e medicinais da piscina, aquando da minha recuperação do acidente em que quebrei a "asa"...

adelino braga disse...

Sem dúvida!
Foi minha intenção, ao publicar a iniciativa, divulgar os benefícios do exercício físico e, concomitantemente, apelar à população, nomeadamente à de Argivai, que desfrute desta organização da Câmara Municipal, pois, qualquer pessoa pode participar de forma totalmente gratuita, sendo, inclusivamente, o transporte também gratuito.