quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Preços dos combustíveis nas bombas

Segundo noticia o Jornal de Notícias de hoje, a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis tem dúvidas sobre os preços dos combustíveis nas bombas. Eu diria que essas dúvidas são extensivas aos consumidores em geral, vítimas desta situação insustentável, e às associações que os representam, que não compreendem esta escalada desenfreada dos preços dos combustíveis.
A Associação tem "dúvidas" sobre a forma como os preços nas bombas acompanham as oscilações do mercado internacional, considerando que desceram menos em Portugal do que no resto da Europa, "a Autoridade da Concorrência diz-nos que há livre concorrência e que os preços acompanham as oscilações do mercado internacional, mas temos dúvidas porque é que na Europa os combustíveis desceram muito mais do que em Portugal e subiram menos do que em Portugal. É a dúvida que temos. A bota não bate com a perdigota na maior parte das vezes", disse à Lusa o vice-presidente da associação, António Amaral.
"Os custos que nos são apresentados em termos práticos não são os que constatamos", acrescentou o mesmo dirigente.
Uma análise feita pela Lusa concluiu que preços da gasolina sem chumbo 95 subiram em média todas as semanas desde Setembro à excepção de quatro vezes, apesar de se terem registado sete quedas de preço deste produto refinado nos mercados internacionais.
Os dados Direcção Geral de Geologia e Energia, que lista os preços deste combustível no continente, indicam que a 01 de Setembro cada litro de gasolina sem chumbo 95 custava em média 1,357 euros. Desde então, a DGGE registou 14 subidas de preços à segunda-feira - o dia de referência - custando agora cada litro de gasolina 95 em média 1,48 euros (quase 13 cêntimos mais), desceu três vezes e uma vez manteve-se inalterada.
As petrolíferas referem que estes preços na bomba acompanham a média semanal de preços dos produtos refinados nos mercados internacionais.
No entanto, de acordo com a agência Bloomberg, que lista estes preços diariamente, a média semanal de preços da tonelada métrica de gasolina 95 nos mercados internacionais subiu 10 vezes e desceu sete. Ou seja, desceu menos vezes em Portugal do que nos mercados internacionais.
No gasóleo, os números indicam uma tendência semelhante: o preço médio na bomba em Portugal subiu 13 vezes desde início de Setembro, desceu quatro e manteve-se inalterado uma vez. Já nos mercados internacionais a tonelada cúbica de gasóleo subiu 11 vezes na média semanal e desceu seis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpe incomodar. Sou Adjunta do Director, da Escola Secundária de Rocha Peixoto e gostaria muito de conversar consigo sobre antigos alunos desta escola.
Se possível utilize o contacto gmariamacieira@sapo.pt.
Cumprimentos