segunda-feira, 12 de abril de 2010

Portagens na A28?


Não se compreende a determinação, mais uma vez reiterada, de portajar esta via, até agora sem custos para o utilizador (SCUTs), porquanto, do ponto de vista técnico, o governo definiu três critérios para aplicação de portagens nestas vias: o PIB ser igual ou superior a 80%; o poder de compra concelhio ser igual ou superior a 90%; e a distância/tempo da alternativa não ser superior a 130%.
Em causa estão as SCUTs do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, que, por acaso, estão todas no norte do país, e, por exemplo, a Via do Infante, no Algarve, ou o IC19, que liga Lisboa a Sintra, vão continuar livres de portagens, gerando iniquidade de tratamento entre as várias regiões do país, com manifesto prejuízo para o Norte.
Concretamente em relação à SCUT do Norte Litoral (A28), a via não cumpre nenhum dos três critérios atrás referidos e fixados pelo Governo para a introdução de portagens, e isto quando bastava que fosse um só critério a não ser cumprido para não ser portajada.
Uma viagem pela constrangida EN13, única via alternativa, demora duas vezes e meia mais do que pela A28, além dos índices de poder de compra dos concelhos servidos pela A28 ficarem abaixo dos tectos definidos pelo Governo para a introdução de portagens.
Numa iniciativa das diversas comissões das três SCUTs, que se reuniram na sede da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, decidiram promover uma marcha lenta no dia 17 deste mês de Abril, onde esperam que a grande adesão dos utentes das SCUTs vá entupir a baixa do Porto, a partir das 16h30 ou 17h00.
O ponto de encontro para os manifestantes da Póvoa será na Central de Camionagem, às 14h30. Em Vila do Conde, a concentração dá-se na Avenida Júlio Graça, estando previsto que as pessoas se desloquem para a Central de Camionagem para se juntarem ao grupo da Póvoa, e depois, encaminharem-se para a marcha através da A28.
Os manifestantes de Viana juntam-se aos de Esposende, saindo um pouco mais cedo, pelas 14h00. Depois juntam-se todos os automobilistas na A28, engrossando a marcha até ao Porto.

2 comentários:

terramar e ar disse...

lino..não pude atender-te ...estava off...

adelino braga disse...

Bom dia,
Tens que estar "on" relativamente ao exercício da cidadania. Irias considerar interessante se tivesses aparecido ao evento que motivou a minha chamada.