sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Génese Milenar de Argivai

Pelos documentos históricos e pelos vestígios de povoado pré-romano, castro e fonte celta descobertos, não fará sentido tomar como base de nascimento de Argivai a data de um documento de duvidosa integralidade do ponto de vista histórico (confrontar com a obra "Portugaliae Monumenta Histórica" de Alexandre Herculano e outras obras), onde refere uma doação de terras feita por alguém que não sabemos se era já, ou se foi em tempo algum a sua legitima dona ou possuidora do Mosteiro de Guimarães e onde a palavra Villa Argenadi (Quinta do Argevadus) apenas aí aparece como a terra ou propriedade com a qual confrontava a que iria ser doada.
Ou seja, o documento prova que nessa data de 953 Argivai já existia. Donde não se pode concluir que Argivai nasceu nessa data.

Postagem do Argivai-Online de 31 Outubro de 2009

4 comentários:

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Lino ..na pesquisa que fiz sobre sitios arqueológicos da sua ficha resulta o seguinte:
CASTRO DE ARGIVAI
CNS: 15073
periodo: Indeterminado/proto-História.///Romano
Tipo de sitio: Povoado Fortificado
Topónomo: Argivai Porto Póvoa do Varzim/ Argivai
Trabalhos. levantamento/1998
prospecção/2002
Descrição: Parece tratar-se de um povoado castrejo de baixa implantação e que, aparentemente,se afastará dos Cãnones tipológicos deste tipo de povoados.poderá contudo, tratar-se de uma ocupação de carácter agrário, do tipo de casal ou quinta, e não necessáriamente um povoado.
Datação: em branco
classificação:em branco

estive a transcrever a ficha ...

RENATOGOMESPEREIRA disse...

A respeito desta polémica creio que salvo erro o dr jorge barbosa diz a paginas 15 de uma publicação" Certos criticos ocupados com as origens daPóvoa de varzim, fazem alusão a um documento coevo dos primeiros tempos da monarquia, documento que é julgado apócrifo, pela aparência. O P.e José Gesteira, nas "Memórias Históricas",faz também referência a " apócrifas tradições sem fundamento". Esse documento que alguns consideram suspeito, não pode ser outro senão aquele que me servi par a demonstração que aqui ficou. a sua autenticidade está provada por quem tionha autoridade para o fazer.perante as dificuldades de investigação, estes autores fazem causa comum e atendem somente à circunstância de constar dos assentos da freguesia de Argivai,ter sido aqui o lugar de Varzinha, de onde mais tarde derivou o nome de Varzim..
Investigações conscienciosas e levadas acabo pelos Dr Alberto sampaio, Dr josé Fortes, Fonseca cardoso, Rocha Peixoto, eoutros cientistas, admitiram a existência de um "predio-rústico", lusitano-romano, chamado "euracini" ..."

renato gomes pereira disse...

aqui tens o sitio do RUI de Azevedo Teixeira irmão do "mano"

http://ruideazevedoteixeira.com/

Anónimo disse...

xi...tá tudo a dormir?