quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aonde vamos parar?

A dívida pública atingiu os 131,4% do PIB no final do primeiro semestre deste ano, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal através do Boletim Estatístico.
Em termos nominais, a dívida nacional atingiu os 214,57 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 1,43% face ao primeiro trimestre do ano, altura em que a dívida cresceu para os 211,5 mil milhões de euros.
Comparando com os números que constam na sétima avaliação do programa de ajustamento português, este número supera as estimativas para o acumulado do ano, cuja previsão é de 202,1 mil milhões de euros para este ano.
Considerando a dívida líquida de depósitos da administração central, a dívida nacional cresceu de 115,8% no primeiro trimestre para 118,4% no final de Junho. Em termos nominais, este indicador encontra-se nos 193,3 mil milhões de euros, segundo os dados do Banco de Portugal.
Segundo a Negócios Online, esta tendência de aumento foi transversal a todos os segmentos que são contabilizados. Entre as empresas públicas verificou-se um aumento de 28,8% do PIB para 29,5%, entre o primeiro e o segundo trimestre do ano.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Promessas eleitorais

Como eu gostava de ver a atitude dos candidatos: Para os que se candidatam à gestão dos municípios e freguesias, quando prometem que vão construir isto e aquilo, que vão baixar o preço disto e daquilo, que agora é que vai ser, etc., etc., deveriam dizer, de lápis na mão, onde vão buscar o dinheiro, ou onde vão fazer cortes no orçamento, para cumprirem as promessas, sem onerar a fatura dos munícipes.