terça-feira, 20 de março de 2012

Espaço Agros

Na sexta-feira passada, procedeu-se à inauguração da primeira fase do novo Espaço Agros, localizado em Argivai, Póvoa de Varzim.
Num terreno de 22 hectares, com uma área de construção de 4000 m2, as obras começaram em 2003, prevendo-se, quando houver condições económicas, avançar com a construção de um espaço para os transportes, e com o projecto respeitante à acessibilidade, que já está concluído e aprovado pela Câmara, onde se prevê a construção de uma rotunda entre a saída da A28 e a rotunda do Desporto.
O Edifício Agros possui um energy center de concentração e produção energética, de alto rendimento, permitindo poupanças de 30%.
Foram apresentados os livros “AGROS, Seis Décadas de História” e a biografia de Fernando da Silva Mendonça, “História de Uma Vida - 1935-2010”, escrita pelo padre Domingos Lourenço Vieira. Foi ainda inaugurada a exposição “Fernando da Silva Mendonça, História de Uma Vida - 1935-2010”.

terça-feira, 13 de março de 2012

Troika e Eletricidade

Tem sido noticiado pela comunicação social que o plano de acção para combater as rendas excessivas na produção de electricidade já está fechado com a ‘troika'. Assim, no âmbito da terceira revisão do memorando de entendimento, os peritos internacionais definiram, no final de Fevereiro, as medidas que têm de ser tomadas, face aos compromissos assumidos com o Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu.
O impasse na reforma do sector energético está assim a ser escrutinado à lupa pela ‘troika'. A terceira revisão do memorando de entendimento, que será tornada pública nas próximas semanas, contém novidades nesta matéria. Recorde-se que este foi, aliás, um dos pontos que mereceu mais críticas por parte da ‘troika' durante a recente passagem por Lisboa, na última quinzena de Fevereiro.
As medidas estruturais, focadas sobretudo na problemática dos preços, redução do défice tarifário e reforço da liberalização do mercado, são assim para cumprir. Ainda segundo o Diário Económico, a ‘troika' não abre mão desta exigência. Isso mesmo foi garantido pelas autoridades portuguesas, que as políticas em relação ao sector da energia irão ser mantidas e serão cumpridos integralmente os preceitos do memorando de entendimento.