domingo, 16 de outubro de 2011

Rádio Televisão Portuguesa

Estou indignado e fiquei ofendido com o que li na imprensa de hoje. 
A Rádio Televisão Portuguesa, uma empresa praticamente falida, e que vive à custa dos contribuintes, dá um prejuízo diário de 1.000.000 € (um milhão de euros de prejuízo por dia!), o que implica um custo mensal por habitante de 3 euros.
Apesar da cantilena do costume, a RTP não dá aos portugueses melhor serviço público - a meu ver até dá pior - do que as estações da concorrência, SIC e TVI, e  para vê-las não temos que as pagar!
Não entendo porque ainda não se privatizou este autêntico sorvedouro de dinheiro. Neste período de austeridade faz todo o sentido privatizar a RTP, porque equivaleria a uma redução do défice de 360.000.000 de euros, que deixariam de sair dos nossos bolsos.
Sou um consumidor moderado de televisão, mas quando pretendo ver algum programa que me interessa, quase sempre tenho que recorrer às televisões privadas, porque da visada estamos conversados: futebol e concursos a torto e a direito e informação manipulada.
Não entendo a opinião daqueles que afirmam que uma nova empresa privada no mercado da rádio e da televisão traria consequências muito difíceis, uma vez que o mercado publicitário não é infinito.
Se a RTP não tem mercado, que faça por o ter, como fazem as outras, porque eu não quero pagar nem um tostão para a sustentar.
Li na imprensa de hoje que esta televisão, mesmo com as receitas de publicidade, tem um passivo de 530.000.000 euros. Não obstante paga a alguns (muitos?) dos seus funcionários ordenados de sonho e avenças de luxo a figuras públicas e a políticos para fazerem comentários políticos. Mordomias imorais que saem do erário público, quando uma elevada percentagem da população portuguesa está com sérias dificuldades de sobrevivência.