domingo, 19 de junho de 2011

Afonso Oliveira

Afonso Oliveira, vereador da autarquia da Póvoa de Varzim, integrou as listas sociais-democratas no distrito do Porto, lista que foi encabeçada por Aguiar Branco às eleições de 5 de Junho. O actual vereador da autarquia vai pedir a renúncia ao mandato para assumir o lugar de deputado na Assembleia da República.
Com um percurso de vários anos de actividade partidária, Afonso Oliveira, natural de Argivai, iniciou cedo a sua actividade politica, sendo mais tarde membro da Assembleia Municipal.
Desempenha o cargo de vereador desde o ano de 2005, com responsabilidade nas áreas das finanças e do desenvolvimento local.
Ao amigo e conterrâneo Afonso Oliveira desejo as maiores felicidades no desempenho da sua futura actividade parlamentar, na certeza de que fará o melhor, tendo como objectivo a defesa do superior interesse público, tal como o fez no município poveiro.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Senhor dos Milagres

O Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio irá realizar, no dia 2 de Junho (Quinta-feira da Ascensão), uma recriação da romaria do Senhor dos Milagres, na freguesia de Argivai.
Esta actividade pretende retratar uma faceta da história local e da comunidade poveira de meados do século XX. Nessa altura, a Quinta-feira da Ascensão, também conhecida pela Quinta-feira da espiga, era feriado nacional e, como tal, o poveiro, profundamente religioso, aproveitava para cumprir promessas (vela d’altura, ex-voto, mealheiro…). Deslocavam-se com a família a pé até à igreja do Senhor dos Milagres onde rezavam, assistiam à missa e à “batalha das flores” que podia acontecer durante o final de cada mistério do terço ou no final da Eucaristia. Após o cumprimento da promessa religiosa, seguia-se a festa profana, partilha do merendeiro, jogos, danças e cantares.
Alunos e professores irão, agora, reviver esta tradição que marca o fim das Solenidades Pascais no concelho.

Portal Municipal da Póvoa de Varzim