segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A morosidade da Justiça

A TSF noticiou que será oficialmente divulgado nesta segunda-feira um estudo da Comissão Europeia para a Eficácia da Justiça, um organismo do Conselho da Europa, onde consta que Portugal é dos países que mais tempo demoraria a resolver todos os casos que estão pendentes nos tribunais. São inúmeros os processos que continuam por se resolver há anos e anos, uma situação considerada catastrófica no documento da Comissão para a Eficácia da Justiça.
Estes atrasos são inconcebíveis e reconhecidamente injustos, porquanto, além de onerar quem recorre aos tribunais na defesa dos seus legítimos direitos, os cidadãos deixam de acreditar no sistema judicial, parecendo que existe uma Justiça para ricos e outra para pobres, o que é censurável numa sociedade dita democrática.
Segundo o estudo do Conselho da Europa, Portugal é um dos países da Europa com o rácio mais elevado de profissionais de Justiça em relação à população, com 294,9 por 100 mil habitantes. Neste rácio estão incluídos juízes, advogados, procuradores e notários.

sábado, 9 de outubro de 2010

Deputados suecos

Reportagem veiculada pelo canal brasileiro BANDNEWS mostra como são, como vivem e trabalham os membros da classe política na Suécia. Sem privilégios, sem mordomias, sem assessores  nem motoristas, alguns deputados suecos chegam a partilhar a cozinha e a lavandaria com outras pessoas e a viver em apartamentos com menos de 20 metros quadrados para ficarem no centro de Estocolmo.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Viva a República!

Hoje comemora-se o primeiro centenário da implantação da República Portuguesa. É dia para recordar os nossos heróis: os que lutaram e os que deram a vida para que a causa republicana visse a luz da liberdade. Esta acção destemida e patriótica teve como corolário a destituição do regime monárquico, que se encontrava isolado e desacreditado, por não dar resposta aos anseios de modernidade e por demonstrar incapacidade de devolver ao país o prestígio perdido e de colocar Portugal na senda do progresso. O regime republicano foi proclamado às 9 horas da manhã do dia 5 de Outubro de 1910 da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa por José Relvas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Escola EB1 e JI da Asprela

Foi com indisfarçável emoção que assisti no passado dia 28 de Setembro à inauguração da remodelação e ampliação da Escola EB1 e Jardim de Infância da Asprela, onde tive o ensejo de colaborar na  supervisão da execução da empreitada. A freguesia de Sermonde ficou mais rica com a renovada Escola EB1 e o Jardim de Infância da Asprela, após profundas obras de remodelação e ampliação, que implicaram um investimento de 600 mil euros, o equipamento de ensino básico pode agora ombrear com os melhores do País.
"É com satisfação e alguma emoção que vejo esta obra de grande qualidade para o ensino numa freguesia de pequenas dimensões, no interior do concelho", referiu o Presidente da Câmara, aquando da cerimónia inaugural. "Esta obra vem no seguimento de uma política de investimento repartido e justo, no litoral e no interior", acrescentou o edil, perante pais, professores, pessoal auxiliar e alunos, todos visivelmente satisfeitos com as remodeladas e funcionais instalações.
A Escola aumentou a sua capacidade para 82 alunos e dispõe de quadros interactivos, duas novas salas, biblioteca, cantina e parque infantil, graças a um projecto bem dimensionado e bem estruturado que dir-se-ia tratar-se de uma obra construída de raiz.