sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Génese Milenar de Argivai

Pelos documentos históricos e pelos vestígios de povoado pré-romano, castro e fonte celta descobertos, não fará sentido tomar como base de nascimento de Argivai a data de um documento de duvidosa integralidade do ponto de vista histórico (confrontar com a obra "Portugaliae Monumenta Histórica" de Alexandre Herculano e outras obras), onde refere uma doação de terras feita por alguém que não sabemos se era já, ou se foi em tempo algum a sua legitima dona ou possuidora do Mosteiro de Guimarães e onde a palavra Villa Argenadi (Quinta do Argevadus) apenas aí aparece como a terra ou propriedade com a qual confrontava a que iria ser doada.
Ou seja, o documento prova que nessa data de 953 Argivai já existia. Donde não se pode concluir que Argivai nasceu nessa data.

Postagem do Argivai-Online de 31 Outubro de 2009

sábado, 14 de novembro de 2009

Frida Kahlo


Frida nasceu em 1907 no México. A sua vida foi sempre marcada por grandes tragédias. Começou a pintar durante a convalescença de um acidente grave de autocarro. Os seus quadros representam fundamentalmente a sua experiência pessoal, em particular os aspectos dolorosos da sua vida, que foi em grande parte passada na cama, e principalmente o seu amor pelo marido Diego Rivera. Expressa a desintegração do seu corpo e o terrível sofrimento que padeceu em obras como "A coluna, 1944".
Em 2002, Julie Taymor realizou o filme "Frida", que além do belíssimo argumento, possui uma banda sonora de luxo e uma excelente fotografia.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Póvoa em meados do séc. XX

Fabuloso documentário da Tobis Portuguesa sobre a Póvoa de Varzim de meados do séc. XX. Esta peça acompanhava, nas salas de cinema, a projecção do filme Ala-Arriba!, retrato fiel da comunidade piscatória poveira com as suas tradições, sofrimento e vivências, interpretado por pescadores locais.