sábado, 20 de junho de 2009

Toulouse aqui tão perto

A União Desportiva e Cultural de Argivai foi digna representante de Argivai no torneio de futebol juvenil Challenge de L'espace, organizado pelo Toulouse St Jo Football, nos dias 13 e 14 de Junho.
O trabalho incansável da direcção da UDCA, demonstrado nesta deslocação a terras de França, e os patrocínios da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e de entidades privadas, sem os quais não seria possível a participação neste evento além fronteiras, deram oportunidade aos pequenos atletas de Argivai de se familiarizarem com realidades desportivas, sociais e familiares enriquecedoras.
Registe-se a enorme simpatia dos cidadãos franceses pelos pequenos atletas portugueses de Argivai, que tiveram o privilégio de serem os únicos que foram recebidos por famílias de acolhimento de Toulouse, prestando estas todo o apoio e carinho durante os dois dias de torneio, tendo também fornecido a alimentação além do alojamento.
A representação Argivaiense dividiu-se por dois escalões designados por Benjamins, nascidos em 1997-1998 e por Pintainhos, nascidos em 1999-2000. No total participaram 32 equipas de vários países.
Além da brilhante participação dos nossos atletas, refira-se a extraordinária organização do evento, a cargo do Toulouse St Jo Football, a quem agradecemos, por nos últimos anos nos ter convidado ininterruptamente a participar neste torneio.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pitões das Júnias


Inspirados na beleza humana e paisagística de Pitões das Júnias, um escritor português, Aurelino Costa, e um pintor galego, Anxo Pastor, uniram as suas artes para dar à luz um livro de poesia ilustrado sobre aquela que é considerada uma das freguesias mais turísticas do concelho de Montalegre. A obra, intitulada precisamente "Pitões das Júnias", já foi editada em Dezembro do ano passado, mas a sua apresentação só aconteceu no passado sábado, primeiro, nas casa do povo da freguesia de Pitões e, depois, em Mourilhe, no Hotel Rural do conhecido padre Fontes.
O autor dos pequenos versos que compõem o livro de 40 páginas é Aurelino Costa, um advogado natural da Póvoa do Varzim, que se dedica também à escrita poética e à declamação de versos, acompanhada por músicos. As imagens que completam os seus poemas, são do pintor Anxo Pastor, director da galeria de arte "Arcana" em Vilagarcía de Arousa, na Galiza, e coordenador de uma pagina literária que mensalmente é publicada no jornal "Faro de Vigo".
No discurso de apresentação da obra, Aurelino Costa explicou que o livro reflecte a visão de um "turista que, mais do que tirar umas fotografias para depois chegar a Lisboa e dizer que aquela terra é muito bonita, procurou o interior do povo (de Pitões)". Anxo Pastor revelou, por sua vez, que se trata de um livro "aberto à reflexão" e "carregado de sugestões singelas e humildes, típicas do mundo rural", que pretende ser "um contraponto ao fenómeno da globalização".
O livro tem a chancela da editora "Fluviais" e da galeria de arte "Arcana".

Diário de Trás-Os-Montes, 28 Janeiro de 2003